Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

8 de maio de 2013

Histórias de Porto da Lage



A ÚLTIMA CORRIDA...DE BURROS EM...PORTO DA LAGE


Não foi a última nem a primeira. Não houve mais nenhuma porque, no encerramento, houve quem se sentisse despeitado na sua condição de adulto, industrial e chefe de família. Outros sentiram-se enganados e reagiram com atitudes insultuosas. No entanto, aqui vai o relato do acontecimento datado do Verão do ano de 1934 ou 1935. Para quem irá lê-lo, não terá qualquer importância. O objectivo é retratar um pouco a maneira de estar das gentes de Porto da Lage, desses anos já tão afastados.

O Centro Cultural, Social e Recreativo de Porto da Lage ou, mais simplesmente, Grémio de Porto da Lage, foi inaugurado em 1933; para festejar a efeméride a direcção, encabeçada por um Dinâmico e prestigiado portalegence (do que eles se haviam de lembrar!) programou e enviou arautos – os cartazes eram dispendiosos – pelas povoações vizinhas anunciando uma corrida de burros tendo como prémio uma albarda de luxo confeccionada por um famoso albardeiro.















Local aproximado da meta



 

















À hora do dia marcado de um Domingo, compareceram os poucos concorrentes dispostos a conquistar o valioso prémio. Seriam rapazes já bem crescidos de algures. O local da concentração das montadas e condutores era na estrada, de fronte do portão da padaria, assim como a meta de partida e chegada.

Como local reservado para um pequeno número de espectadores, havia um pequeno patamar de lajes da frente da casa que ladeava o “burricódromo”. 


Alinhados os “puro-sangues”, aos quais se juntou à última da hora o burro da padaria, único concorrente da terra, foi dado de viva voz o início da corrida. Lá partiram muito contrariados na direcção da ponte de cimento onde retornavam à meta.
O primeiro burro a chegar foi o do padeiro, como já se esperava. Tinha a morada oficial mesmo ao lado da meta...


Terminada a corrida, seguia-se a entrega do troféu. Para isso, o local mais apropriado era o salão do Grémio, ali muito perto. Para lá se dirigiram os organizadores, os participantes e o escasso público. Chegados que estão, o presidente da assembleia sobe ao patamar do palco, confirma o vencedor e exibe o prémio: uma minúscula miniatura de uma albarda! Os participantes não gostaram da brincadeira e o vencedor muito menos. Ouviram-se “raios e coriscos” e juramentos eternos.

Muitos anos depois, a miniatura da albarda conserva-se dentro dum armário-estante, num pequeno compartimento ao lado do palco. (Ilidio Mota Teixeira)






3 comentários:

  1. Ilídio
    A última corrida...de burros em...porto da lage não foi em 1933. Houve uma outra em 1960. Reproduzo abaixo a história, tal com a contei em tempos.
    Abraço e obrigado.
    Luís Mota

    O BURRO DO MEU IRMÃO DEIXOU-ME GANHAR UMA CORRIDA
    O burro do meu irmão, a bem dizer, nem dele era, tinha-o pedido emprestado, como eu tb o fiz;
    Havia festa na aldeia, que a minha aldeia tb teve festas; poucas mas boas!
    E numa delas, a parte cultural foi dedicada aos burros, ou melhor dizendo, a uma corrida de burros!
    Como o meu leitor (espero que exista algum) já percebeu, só houve dois concorrentes;
    - não, não fomos o meu irmão e eu, foram os burros que tínhamos pedido emprestados que correram, nós só tínhamos o privilégio de beber uma gasosa na meta pelo esforço de nos aguentarmos em cima deles até ao fim (que aos burros, nem isso deram, daí talvez o nome que têm).
    Confesso que eu, ou melhor o meu burro, devia ter sido desclassificado; passo a explicar, na rua da serração lembro-me que, ou por a albarda ir mal presa, ou só pela minha aselhice, me vi entre as pernas do dito; mas lá me consegui guindar à posição que conheceis das ilustrações do Sancho Pança
    O meu irmão era mais velho, mais experiente, escolheu o melhor burro, eu limitei-me a ficar com o do meu vizinho Sr. António Félix
    (aproveitando para lhe agradecer, bem como à filha, insigne artista plástica cuja primeira obra mural, recordo, foi exposta como pano de fundo duma peça teatral no clube da minha aldeia (aldeia fina, dirá o leitor, e dirá muito bem), e que, penso, deve ter colaborado sem reconhecimento público em outras obras murais pela capital...)
    e começou a corrida, não me lembro do tiro de partida, penso que nem houve, mas ouviu-o o burro do meu irmão que logo alcançou grande dianteira em relação ao meu
    se eu fosse engenheiro, faria os meus cálculos e, perante tal desproporção, logo desistia
    e foi o que devo ter decidido, mas aquela voz incómoda que nos acompanha, azucrinou-me, não por desistir, que desistir, como insistir, até resistir, tudo é próprio da minha humana condição
    mas disse-me a tal voz, qual a glória do teu irmão vencer sem opositores?
    (em verdade vos digo, há alturas em que somos, ou nos apetece ser, surdos)
    e lá continuei a ver o rabo do burro do meu irmão cada vez mais pequeno
    acho que a corrida incluía 2 voltas ao quarteirão da minha casa (este palavrão, que nunca se usou na minha aldeia, aprendi-o com umas primas de Lisboa - Marilú, Ção, Madalena, e Fernanda; sei que tb havia um puto mais pequeno, mas como não era prima, esqueço)
    Parece-me que chegaram a fazer parte do segredo da qualidade das ameixas da minha tia...
    Perdi completamente de vista o burro do meu irmão, e verdade seja dita, tb o perdi de vista (o meu irmão)
    quando cheguei à meta, em último (ou em segundo, talvez fique melhor), estranhei não ver o meu irmão, não estranhei os aplausos que a malta da minha terra aproveita todas as oportunidades para aquecer as mãos
    Felicitaram-me, pelo meu suado (pelo burro) segundo lugar. Pensei, mas não, diziam-me que era pela vitória
    - não acredito, querem ver que o burro do meu irmão se fez perder propositadamente para me dar o prazer de ganhar?
    Também não, foi mesmo o burro do meu irmão, que se cansou da corrida, e quando passou perto do seu curral, seguiu o caminho que mais lhe interessava, desprezando completamente as regras do jogo;
    foi desclassificado!
    ainda hoje agradeço ao burro do meu irmão ter-me propiciado mais esta estória para contar...
    deve ter sido a primeira (e última) vitória da minha vida;
    triste sina: ganhar, só ganhei uma corrida de burros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ilídio Mota Teixeira19 de maio de 2013 às 17:50

      Luís,
      Pois desconhecia a corrida de 1960... Aproveito para te dar os parabéns pela triunfo obtido no teu veloz burricoide!! E guarda bem a taça!
      Um abraço deste teu primo
      Ilídio

      Eliminar
  2. Naquele tempo usávamos uma palavra cujo conceito surrealista nos escapava, marralhões (marralhão adj. s. m.
    1. [Popular] Indolente; bonacheirão. 2. [Portugal: Beira] Aquele que regateia.) significando depois do último.
    Aqui vão imagens (se o blog as permitir neste espaço*) da Corrida de burros marralhões em Porto da Lage.
    O Luís CM a correr para a meta num jerico emprestado e anónimo; como se vê, só a sombra deles os ultrapassa.
    H
    *Ou o blog não permite ou o blogger não sabe.

    ResponderEliminar